DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO 1º CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA FAFIA
 
• Os originais devem ser submetidos até o dia 1º de junho de 2015 e enviados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Não serão aceitos trabalhos enviados por outro meio e depois dessa data.
• Como condição para ser avaliado, é necessário seguir as instruções as seguir. Caso contrário, na pré-avaliação o trabalho será rejeitado.
 Em caso de FRAUDE (como artigo comprado, não tendo, portanto, sido escrito pelo punho de seus respectivos autores) ou de PLÁGIO, o artigo será recusado de modo irrevogável, independente da etapa em que este (o artigo) se encontrar, desde a submissão até o processo de edição dos Anais, ou mesmo depois de publicado (nesse último caso, o artigo será definitivamente excluído).
• O texto deve ter a extensão mínima de 10 páginas e máxima de 20 páginas (incluindo os anexos).
OBS 1: Em caso de publicação coletiva, serão aceitos no máximo até 5 autores por artigo.
 
1.CONFIGURAÇÕES GERAIS(página, fonte, espaçamento)
 
Configurar a página da seguinte maneira: 
Tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm)
Margens: superior e esquerda (2,5cm); inferior e direita (3,0 cm); cabeçalho e rodapé (1,27 cm)
Tipo de Letra: Times New Roman, tamanho 12
Espaçamento: 1,5 cm
Adentramento (tabulação): 1,27 cm para os parágrafos; e 4 cm para citações com mais de três linhas.
 
2.APRESENTAÇÃO DO ARTIGO
 
2.1. Primeira página (Título do artigo, Nome do autor, Filiação institucional do autor, Agência financiadora da pesquisa, Resumo, Palavras-chave)
 
Título: centralizado, letras maiúsculas, na primeira linha da página
Nome do autor: Nome completo do autor, na segunda linha abaixo do título (alinhado à direita), seguido do nome abreviado da Instituição de Filiação e da Agência Financiadora (se houver).
Resumo: A palavra RESUMO deve ser escrita em letras maiúsculas, seguida de dois pontos. Na mesma linha, iniciar o texto do resumo, que deverá ter entre 200 e 300 palavras. O RESUMO deve estar na segunda linha abaixo do nome do autor.
Palavras-chave: Posicionada na segunda linha abaixo do resumo, a expressão PALAVRAS-CHAVE deve ser escrita em maiúsculas, seguida de dois pontos. Na mesma linha, inserir entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
 
2.2. Segunda página (Título do artigo em língua estrangeira, Abstract e Keywords)
 
Título: em língua inglesa, centralizado, letras maiúsculas, na primeira linha da página.
Abstract: A palavra ABSTRACT deve ser escrita em letras maiúsculas, seguida de dois pontos. Na mesma linha, iniciar o texto em inglês. O ABSTRACT deve estar na segunda linha abaixo do nome do autor.
Keywords: Posicionada na segunda linha abaixo do resumo, a expressão KEYWORDS deve ser escrita em maiúsculas, seguida de dois pontos. Na mesma linha, inserir entre 3 e 5 palavras-chave, em inglês.
 
2.3. Corpo do artigo (Introdução, Seções, Subseções, Conclusão e Referências Bibliográficas)
 
• Estrutura do texto:
INTRODUÇÃO (título em negrito, não numerado)
SEÇÕES (se houver, os títulos das Seções devem também estar em negrito e numerados)
SUBSEÇÕES (se houver, os títulos da Subseções também devem estar negrito e numerados)
CONCLUSÃO (título em negrito, não numerado)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (título em negrito, não numerado) – só inserir nas REFERÊNCIAS as obras que de fato foram citadas, seja em “discurso direto”, seja em “discurso indireto”.
 
3. INSTRUÇÕES PARA CITAÇÕES
 
• Citações com até 3 linhas devem ser feitas no corpo do texto.
• Citações mais de 3 linhas devem ser feitas com 4 cm de deslocamento de parágrafo e fonte tamanho 11.
• TODA citação direta e indireta deverá indicar o número da página do livro onde se encontra o trecho citado.
 
4. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
• Para elaboração das referências, consultar a NBR-6023:2002.
• As referências devem ser inseridas em ordem alfabética (por sobrenome de autor), sem numeração e sem espaço entre elas. Em caso de mais de uma obra de um mesmo autor, por exemplo, a ordenação deverá ser feita, em ordem decrescente, pela data de publicação da obra. Desse modo, no caso de um autor, como Luiz Tatit, apresentar duas obras, uma datando do ano de 2010 e outra de 2001, a ordem deverá ser:
 
TATIT, Luiz. Semiótica à luz de Guimarães Rosa. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.
TATIT, Luiz. Semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
 
• Nas referências, utilize o negrito no título, em vez de sublinhar e itálico. Quanto ao subtítulo, se houver, este não deve ser negritado.
 
4.1. A seguir, alguns exemplos mais comuns:
 
Livro:
FARACO, Carlos Alberto. Linguística histórica – uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola, 2005.
 
• Citação no texto: Faraco (2005) ou no final do texto (FARACO, 2005).
 
Capítulo de livro:
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Da infância à ciência: língua e literatura. In: BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010, p. 36-39.
 
• Citação no texto: Travaglia (2010) ou no final do texto (TRAVAGLIA, 2010).
 
Artigo de periódico:
TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão dos seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248>. Acesso em: 3 jun. 2008.
 
• Citação no texto: Targino (2000) ou no final do texto (TARGINO, 2000).
 
Teses e dissertações:
BRACCHI, Daniela Nery. Fotografia brasileira contemporânea a partir de Miguel Rio Branco. 2014. 193 fls. Tese (Doutorado em Semiótica) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
 
• Citação no texto:Bracchi (2014) ou no final do texto (BRACCHI, 2014).
 
Entidade coletiva:
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.
 
Evento:
GARCIA, Maria de Oliveira. Formación, actividades y perspectivas de lasprofesionalesennutrición. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRICIONISTAS, 3.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NUTRICIONISTAS, 1., 1965, Rio de Janeiro. Anais do... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Nutricionistas, 1968. p. 283-292.
 
• Citação no texto: Garcia (1968) ou no final do texto (GARCIA, 1968).
 
Internet (Documento Eletrônico)
SANTOS, Gildenir Carolino; PASSOS, Rosemary; SOUZA, Rogério Gualberto de (Colab.). Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica. Campinas, SP: Arte Escrita, 2012. 157 p., il. (Manuais técnicos BFE, n.7). ISBN 9788564830073. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49038&opt=4>. Acesso em: 19 set. 2014.
 
• Citação no texto: Santos (2012) ou no final do texto (SANTOS, 2012)
 
5. USO DE RECURSOS TIPOGRÁFICOS (itálico, negrito e aspas)
 
Itálico: o itálico deve ser utilizado em três situações distintas: a) para destacar palavra em língua estrangeira; b) em citação de título de obras no corpo do texto; c) para ênfase ou destaque de palavra no corpo do texto.
 
Negrito: evitar o uso do negrito. Este deve ser utilizado apenas nas Referências Bibliográficas, conforme as devidas instruções.
 
Aspas: As aspas devem ser empregadas, no corpo do texto, para citações de trechos de obras, de títulos de capítulos, artigos, canções; enfim, para partes de obras. Exemplo: Em “A banda”, de Chico Buarque...
 
6. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
 
• O artigo deve corresponder exatamente ao trabalho apresentado no 1º Congresso Multidisciplinar de Produção Científica da Fafia.
• O arquivo do texto enviado deve estar impreterivelmente em Word (.doc ou .docx).
• O texto deve estar de acordo com as diretrizes detalhadas acima.
 
7. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
 
Os trabalhos publicados nos Anais do 1º Congresso Multidisciplinar de Produção Científica da Fafia estão disponíveis para uso acadêmico e eventual publicação em outro periódico, contanto que se faça referência à edição original.
 
8. POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 
As submissões serão enviadas anonimamente para dois avaliadores. Em caso de uma recusa, serão enviadas para um terceiro parecerista, a título de desempate.
 
As informações fornecidas para os Anais (como nomes, endereços e telefones dos autores) serão usadas exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
 
9. NOTA
 
Em caso de FRAUDE (como artigo comprado, não tendo, portanto, sido escrito pelo punho de seus respectivos autores) ou de PLÁGIO, o artigo será recusado de modo irrevogável, independente da etapa em que este (o artigo) se encontrar, desde a submissão até o processo de edição dos Anais, ou mesmo depois de publicado (nesse último caso, o artigo será definitivamente excluído).